18/01/2012

Blackout da Wikipédia anglófona em 2012


O blackout da Wikipédia Inglesa é uma manifestação que ocorreu dia 18 de janeiro de 2012.

 A decisão foi tomada do dia 16 de janeiro de 2012 pela Wikimedia Foundation, que anunciou um protesto contra a Stop Online Piracy Act (SOPA) e PROTECT IP Act (PIPA).

 A página também terá o apoio de outras fundações na Internet.

 Vários outras versões da Wikipédia, inclusive a da lusófona e de outros projetos da Wikimedia, entre eles o Commons, também aderiram ao protesto, com a colocação de um banner de fundo preto.

Apesar de ter divulgado que o site estaria "fora do ar" no da 18, o site "Business Insider" divulgou que quando a página inicial aparece um página é sobreposta com a imagem sobre o protesto. O site afirma que o segredo é apertar a tecla "ESC" ou "parar" para não ocorrer o redirecionamento para a imagem. A página estava disponível normalmente pelo telemóvel.
_________________________________________
  
Stop Online Piracy Act

O Stop Online Piracy Act (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online), abreviado como SOPA, é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes. O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados.

 O projeto tem sido objeto de discussão entre seus defensores e opositores. Seus proponentes afirmam que proteger o mercado de propriedade intelectual e sua indústria leva a geração de receita e empregos, além de ser um apoio necessário nos casos de sites estrangeiros. Seus oponentes alegam que é uma violação à Primeira Emenda, além de uma forma de censura e irá prejudicar a Internet, ameaçando delatores e a liberdade de expressão.

 Opositores

Entre os opositores estão as principais empresas que atuam na Internet como o Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikimedia, Zynga, Amazon, eBay, Reddit, 4chan e 9GAG. Também organizações de direitos humanos, como Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch.

 A empresa de registro de domínios Go Daddy inicialmente apoiou a proposta. O posicionamento atraiu fúria de seus clientes, levando-a reconsiderar o apoio. A comunidade da Wikipedia também debate a respeito de sua posição quanto ao SOPA, em SOPA_initiative/Action, e a versão anglófona aprovou um blecaute para o dia 18 de janeiro de 2012, a decisão foi tomada no dia 16 de janeiro de 2012 pela Wikimedia Foundation. Outros sites também protestam de outras formas, como o Google que alterou sua página inicial. A empresa de jogos Mojang Specifications retirou seu site do ar e o substituiu por uma mensagem, a Wired colocou faixas pretas sobre os textos da página inicial e o site Tumblr permite que os próprios usuários fechem seus blogs durante o dia.

Membros da administração do presidente estadunidense Barack Obama fizeram um anúncio online no qual dizem que não apoiarão legislações que reduzam a liberdade de expressão, aumentem o risco da ciber-segurança ou enfraqueçam a dinâmica e a inovação na Internet global.

 Defensores

Os defensores são os maiores grupos e empresas dependentes de direitos de autor nos Estados Unidos: Motion Picture Association of America, Recording Industry Association of America, Sony Pictures Entertainment, Time Warner, CBS entre outras.

Sem comentários: